Dicas

Viajando de graça com o ID Jovem

  • O que é?

O Id Jovem (Identidade Jovem) é um documento que dá direito à passagens gratuitas ou com desconto em viagens interestaduais de ônibus e de trem, além de também valer como comprovante de meia entrada, garantindo também isenção de taxas em concursos públicos, vestibulares, ENEM, etc.

Por meio do ID Jovem, as empresas de ônibus/trem com trajeto interestadual são obrigadas a reservarem primeiramente 2 lugares 100% gratuitos e então, dois lugares com 50% do valor da passagem. O beneficiado paga apenas uma taxa mínima de embarque na hora de retirar sua passagem no guichê.

Vi que muitas pessoas desconhecem ou tem muitas dúvidas em relação a esse programa, então juntei algumas informações pra dar pra vocês! O processo pode demorar no máximo 1 mês, mas é lei, funciona e é um direito seu! Vá atrás e o resultado com certeza vai valer a pena! Já pensou poder viajar esse Brasil todo pagando menos de 10 reais na passagem??

  • Quem pode?

– Jovens de 15 até 29 anos.

– Quem tem renda familiar de até 2 salários mínimos.

– Quem está inscrito no Cadastro Único do Governo Federal.

 

  • Como fazer?

*Se sua família já tiver algum cadastro em algum programa social, e você tiver o número PIS em mãos, pule para o 2° passo.

 

1° passo – Fazer o Cadastro Único

Caso se encaixe nos requisitos do programa, procure o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da sua cidade e faça seu Cadastro Único para conseguir o número do NIS. Leve o documento de todos que você declarar que moram com você, inclusive carteira de trabalho e comprovante de residência. É importante se lembrar de sempre estar com o cadastro atualizado. Você deve atualizar seus dados junto ao CRAS a cada 24 meses.

 

  • 2° passo – Se cadastre no ID Jovem

 

Depois que você faz o cadastro no CRAS da sua cidade, você só vai conseguir emitir a ID Jovem no terceiro domingo do mês, que é quando o sistema do programa atualiza.

Com o seu número NIS em mãos, você tem duas opções para se cadastrar no programa:

– A primeira é baixando o app ID Jovem pelo celular e se cadastrando. O cartão é virtual e deverá ser apresentado nos estabelecimentos na tela do seu smartphone ou impresso pela página da internet.

– Você também pode fazer o cadastro no programa pela internet, clicando aqui ,e então imprimir a imagem do seu cartão.

O cadastro no ID Jovem é válido por 6 meses e pode ser atualizado direto na internet ou no aplicativo.

Vi em alguns lugares que o recomendável é ter tanto a imagem do cartão impresso em mãos, quanto ter também o aplicativo instalado no celular. Então é sempre bom garantir né?

  • Como usar?

 Para ter direito à passagem, se dirija ao balcão da empresa e mostre o seu cartão impresso ou pelo celular junto com um documento de identidade.

 

  • Algumas informações e dicas importantes:

– As passagens só podem ser compradas no máximo até 3 horas antes do início da viagem.

– Lembre que são 4 assentos reservados para o programa. Então cuidado se estiver viajando em alta temporada, feriado, etc. É sempre bom garantir sua passagem com antecedência.

– O ID Jovem nas passagens de ônibus é válido somente para ônibus convencionais. Infelizmente atualmente as empresas têm trocado grande parte dos ônibus convencionais por ônibus executivos, então fique atento!

– O programa é válido somente para viagens interestaduais.

– Tem um grupo no Facebook sobre o programa com mais de 6 mil pessoas, ótimo pra tirar dúvidas e solucionar problemas: Grupo ID Jovem

– Caso alguma companhia se negue a dar a passagem, peça uma justificativa formal da recusa por escrito (nela deverá constar a data, hora, local e o motivo da recusa). Com isso em mãos, leve para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) (geralmente tem na própria rodoviária) ou ligue 166.

– Para demais dúvidas sobre o Programa, acesse o site oficial do programa. 

– A única coisa que você terá que desembolsar é uma taxa pequena de embarque, paga na hora no balcão.

Algumas fotos como incentivo:

maringa floripa 16 reais
Aqui trecho de Maringá para Florianópolis por R$16,17.
uberaba franca 4 reais
Uberaba para Franca por R$4,26.

Vale a pena né?

Vá atrás do seu direito e boa viagem!

Deixe nos comentários qualquer dúvida ou nos conte mais sobre sua experiência com o ID Jovem! Já testou? Deu tudo certo?

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s