Dicas, Música&Cultura

Popload Social: veja shows incríveis doando sangue ou trabalhando em ONG’s

Muitos já devem ter ouvido falar do Popload, um dos maiores sites de notícias de música do Brasil, que traz notícias quentinhas sobre festivais no Brasil e no mundo, assim como novidades inéditas sobre vários e vários artistas, desde os novos artistas independentes brasileiros até os já aclamados e reconhecidos artistas na cena internacional.

Porém, o Popload vai muito além do site e já virou uma marca. Quem comanda tudo é o Lúcio Ribeiro, jornalista, DJ, criador do site e também curador do festival Poploag Gig e Popload Festival.

O melhor dos festivais e shows da marca Popload é que eles sempre trazem aquele artista que você gosta muito e acha que só poderá ver em festivais como o Lollapalooza. O Popload Festival, com apenas quatro edições já trouxe: The XX, Tame Impala, Metronomy, Cat Power, The Lumineers, Iggy Pop, Belle & Sebastian, Wilco, The Libertines e muito, muito mais.

O festival, que é anual, já tem o seu line-up pra esse ano, que contará com Phoenix, PJ Harvey, Daughter, Neon Indian e Carne Doce.

Já no Popload Gig, que trás artistas para shows solo, a qualidade é a mesma. Esse ano já está confirmado uma edição com Devendra Banhart e uma outra com Sigur Rós, na sua primeira apresentação solo no Brasil.

Além deles, o Popload Gig já contou com: Courtney Barret, Edward Sharpe And The Magnetic Zeros, Unknown Mortal Orchestra, Explosions In The Sky, The Horrors, Clap Your Hands Say Yeah, The Drums, Yo La Tengo, Grizlly Bear, Daniel Johnston, of Montreal, Wild Beasts e muito mais.

Ficou com vontade né? Agora a parte boa. O que muitas pessoas não sabem é que muitos shows do Popload contam com um projeto chamado Popload Social. Trata-se de uma parceria com Ong’s de São Paulo, que permite a troca de trabalho voluntário e de doação de sangue por ingressos!

Atualmente são 6 as Ong’s participantes. São elas:

Move Institute
Associação Natureza em Forma
OCAS
Adote Um Gatinho
SOS Mata Atlântica
Beaba

São Ong’s que cuidam do Meio Ambiente, de animais abandonados esperando adoção, pessoas em situação de rua, etc.

Veja abaixo um vídeo sobre o projeto:

 

A ação tem um efeito tão positivo que muitos voltam à ajudar as Ong’s mesmo depois do show. Vale a pena demais né?

Os trabalhos nas Ong’s tem duração de 4 horas. Já para doar sangue é preciso estar atento aos critérios de doação:

Para doar sangue, você deve: Ter entre 18 e 65 anos e mais de 50 kg. Estar em boas condições de saúde e alimentado, mas não pode ter ingerido comida gordurosa nas últimas quatro horas. Não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Não ter tido gripe ou febre nos últimos sete dias. Ter feito a última doação há mais de 90 dias, se for mulher, e mais de 60 dias, se for homem. Não ter feito tatuagem há menos de um ano. Não estar grávida, ter tido parto ou aborto há menos de três meses ou estar no período de amamentação. Não ter nenhuma doença crônica do tipo cardiopatia, diabetes, tuberculose, doença renal, epilepsia ou hepatite. Não ter antecedente ou apresentar fator de risco (viagens para Região Norte ou locais há menos de 1 ano) para doenças infecciosas transmissíveis por transfusão – sífilis, doença de Chagas, aids, malária e hepatites B e C. Observação: O uso de medicamentos, vacinas, acupuntura e piercing serão avaliados individualmente. 

Ano passado, consegui uma das concorridas vagas para doação de sangue pra poder ver Libertines. O festival ocorria 8 de outubro e o prazo para doação era de 09 a 26 de setembro. Para pessoas de fora de São Paulo, como eu, antes de se inscrever nas vagas, veja se você terá disponibilidade para ir à São Paulo semanas antes do festival. Para minha sorte, eu ia passar uns meses em São Paulo a partir do dia 3 de outubro. Escrevi um e-mail para Ong explicando minha situação e falaram que após o dia 26 de setembro, abriria mais vagas para compensar os cancelamentos (caso houvesse) e conseguir bater a meta de doação, e o limite desse segundo prazo era dia 4 de Outubro!

Então cheguei em São Paulo num dia, e no dia seguinte fui doar sangue pela primeira vez! A doação se dá no Banco de Sangue do Hospital A.C. Camargo, no bairro da Liberdade. Após o encerramento do período de doações, o hospital envia a lista de doadores e estes nomes estarão na lista PROMO/SOCIAL na entrada principal do lugar do evento, no dia do show. Daí, basta ir até a bilheteria — portando o RG — e retirar o ingresso.

Doei, cheguei na bilheteria, peguei meu ingresso e consegui ver o show incrível e único dos Libertines, assim como Wilco, que não conhecia muito, mas que me fez escutá-los bastante depois do show. O festival conta com várias atrações, e o que achei mais legal – a Heineken, patrocinadora do evento, estava dando bilhetes do metrô gratuitos para o povo voltar para casa sem pegar fila! Além de tudo isso, claro, você sabe que estará fazendo uma boa ação, ajudando pessoas/animais que realmente precisam dessa ajuda.

As vagas são super concorridas e acabam muito rapidamente. Como não existe um dia certo para abrir essas vagas, fique ligado no site onde você poderá se candidatar às vagas disponíveis, aqui, assim como o facebook oficial do Popload, onde normalmente são divulgadas as vagas abertas.

Fique atento, ajude o outro e bom show!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s