Música&Cultura

Sofar Sounds: shows surpresas e íntimos na sala de sua casa

Que tal ir a um show que você não sabe de quem, e poder assistir tudo em um lugar inusitado que você só descobrirá 48 horas antes, com o artista apresentando na sua frente?

Essa é a ideia do Sofar Sounds – Songs For A Room, um projeto inglês que tem como finalidade promover o clima aconchegante de assistir a um show na casa de um “amigo”. A pessoa que se inscrever pro evento só descobre de quem será o show na hora da apresentação! Além disso, o lugar do show também só é revelado 48 horas antes, e o número de participantes é restrito. Os shows podem ser de qualquer gênero e estilo e o local varia desde uma residência, um office, hostel ou até mesmo um telhado. Ou seja, shows secretos, íntimos e em lugares inusitados!

O projeto que surgiu em Londres em 2009, já está presente em 370 cidades do mundo todo. No Brasil, o Sofar Sounds está presente em nove cidades: Brasília, São Paulo, Goiânia, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador, Porto Alegre, Florianópolis e Rio de Janeiro.

Só pra você ter ideia, artistas como The Naked and Famous, Bastille, Hozier, Karen O (Yeah Yeah Yeahs) e vários outros já passaram por vários sofás por aí. Aqui no Brasil já passaram por exemplo Vespas Mandarinas, Ventre, Rubel, Filipe Catto, Supercombo e vários outros.

Confira abaixo exemplos de como é o clima dos shows:

Gostou? Para participar de alguma edição do Sofar Sounds, basta entrar no site oficial, colocar sua cidade e ver se tem alguma edição já confirmada. Aí é só preencher os dados e esperar a confirmação do evento. Caso haja mais participantes do que vagas, os lugares serão sorteados. Falando de preço, isso varia de cidade pra cidade. Em algumas cidades, para ir ao evento não é necessário pagar nada (mas no dia passará um chapéu para as pessoas ajudarem com o que for possível). Já em outras cidades, você terá que pagar o valor, que varia, antes do evento.

Agora já pensou esses showzinhos na sua casa? Se você tiver um espaço legal disponível pra receber tanto as bandas quanto o público (não precisa ser muita gente), você pode inscrever seu espaço  clicando aqui. Coloque seu nome, cidade e capacidade do lugar e espere a equipe da sua cidade entrar em contato. Caso aconteça um evento na sua casa, a equipe do Sofar Sounds se responsabiliza com a limpeza depois dos shows, além de outras vantagens.

 

Agora se o seu caso for: “tenho uma banda e quero tocar” também é possível! Aliás, não precisa ser necessariamente uma banda. Pelo Sofar Sounds já passaram artistas recitando textos, poesias, comédias, ou até mesmo dançando. Para se inscrever, clique aqui, e mostre o seu portfólio. Lembre-se que o projeto, já que é feito em casas, escritórios,etc, prioriza bandas que possam tocar acusticamente. Caso sua banda seja escolhida para apresentar em alguma edição, você poderá escolher entre: receber parte do pagamento da entrada, ou ganhar um vídeo gravado e editado pela equipe, como se fosse um clipe! Legal né?

Se na sua cidade ainda não teve nenhuma edição do projeto, você pode entrar em contato pelo site oficial, virar um voluntário, e ajudar na busca de bandas e locais que podem ser usados nas apresentações.

Seja como for, é um projeto com uma proposta bem interessante e inovadora!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s