Dicas

Postcrossing – mande e receba cartões postais do mundo todo!

Postcrossing é mais um desses achados da internet que super vale a pena ser compartilhado. Se trata de um projeto criado em Portugal que consiste na troca de cartões postais entre membros aleatórios do mundo todo!

Só pra você ter ideia da grandiosidade do projeto, o site já conta com 688.344 membros de 211 países, e já foram trocados mais de 42 milhões de postais no mundo todo! O país que mais mandou cartões postais foi a Alemanha, seguido da Rússia e dos Estados Unidos.

Os participantes que enviam um postal irão também receber pelo menos um postal de qualquer parte do mundo. A razão principal do projeto é o fato das trocas serem reais, com correspondências físicas, além claro do fator surpresa de receber postais de lugares aleatórios do mundo, muitos dos quais você nunca ouviu falar!

postcrossing_illustration

Tudo que você precisa fazer é:

1° passo – Se registre pelo site e peça um endereço pra onde você deverá enviar o postal.
Você irá receber por email o endereço de um membro aleatório, junto com um ID (ex: PT-567), que identifica o postal no sistema.

2² passo – Escolha seu postal, escreva uma mensagem legal junto com o ID que você recebeu e o endereço da pessoa. Vá ao correios mais próximo e mande seu cartão postal.
Quando o cartão chegar no destino, a pessoa deve registrá-lo no sistema com o ID que você escreveu. Assim que o postal enviado chegar no destino e for registrado, o seu endereço será o próximo a ser selecionado quando outro usuário pedir um endereço.

3° passo – Ihu! Abra seu correio e veja seu novo cartão postal!

4° passo – Registre o cartão postal que você recebeu usando o ID que estará nele.

Com esse sistema, os participantes criam um efeito cascata, pois o membro que manda um postal que é registrado entra automaticamente na fila pra receber o próximo postal.

No começo pode-se ter até 5 postais viajando simultaneamente, e cada vez que um postal que foi enviado for registrado, pode-se pedir outro endereço. Com o tempo esse número limite de 5 postais pode ir aumentando.

O site também conta com um fórum oficial, onde os usuários podem trocar informações e (mais) postais, tirar dúvidas, fazer amizades e propor diversas trocas.

Atenção antes de mandar seu postal:
Leia sempre o perfil da pessoa que você vai mandar o postal. Lá ela costuma especificar que tipo de postal ela gosta ou não gosta de receber. Muitas pessoas querem receber algo do lugar onde você mora, e não gostam de enviar postais que contém propagandas.

Outros membros gostam de receber e colecionar outros items como moedas ou selos. Se você quiser também, é só especificar isso no seu perfil!

A maioria dos usuários também gosta de receber mensagens mais elaboradas do que um mero “Happy postcrossing”. Seja legal, fale um pouco da sua cidade ou de você, diga um poema, alguma coisa legal! As pessoas estão ali interessadas em conhecer um pouco mais da cultura e da vida nos países.

Ahh, é interessante também antes de enviar seu postal dar uma olhada na seção “Wall” da pessoa que receberá seu cartão postal. Lá a pessoa pode colocar todos os cartões postais que já recebeu pra garantir que não ganhe um repetido.

E aí, vamos começar a trocar postais? Comprarei alguns postais e assim que receber algum de volta postarei na nossa página do Facebook. Fique de olho e aproveite pra mostrar seus postais também!! Alguns exemplos de postais trocados, encontrados na galeria do site pra inspirar vocês:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s