Destinos

The Walled Off Hotel – o desconcertante hotel criado por Bansky.

Mais uma obra foi criada por Bansky, mas dessa vez, de um jeito diferente do usual. O artista de rua mais famoso do mundo abriu um hotel que em tudo visa o desconforto – ou pelo menos o desconcerto.

Auto intitulado pelo próprio Bansky por ter “a pior vista do mundo”, o hotel fica exatamente do lado do muro da Cisjordânia. A barreira, que tem 8 metros de altura, é o símbolo da ocupação israelense mais detestado pelos palestinos. Todos os quartos estão voltados para o muro.

C5_XzxdXQAAgRAa.jpg
Vista de um dos quartos. Foto: Twitter @_EmmaGH

Além da não agradável vista do lado de fora do hotel, do lado de dentro a decoração do hotel, que mistura conceitos de galeria de arte e instalações, cria um processo de imersão real do visitante no universo desse conflito centenário.

O elevador não funciona pois está emparedado com tijolos, a torre da banheira da suíte presidencial tem buracos que parecem de balas e há esculturas com lenço na boca e lata de gás aberta.

 

O hotel foi aberto exatamente cem anos depois desde que a Grã-Bretanha tomou conta da Palestina através da Declaração de Balfour, criando assim o Estado judaico na região.

A ideia é criar emprego aos palestinos (atualmente o hotel emprega 45 pessoas), chamar turistas a um local pobre, que eles tem medo, e também servir de espaço de exposições. O artista deixa claro que a construção não tem nenhuma ligação com qualquer grupo político que seja, foi apenas idealizada para contar a história de ambos os lados do muro. É um hotel. Mas também é um local aberto a discussões, sempre cutucando o hóspede desde sua localização até a decoração.

O hotel conta com nove quartos e uma suíte presidencial, com preços que variam de 60 dólares a diária até 965 dólares, pela suíte presidencial. Pelo alto valor das obras dentro do hotel, nos quais dependendo do quarto que escolher, vão ficar em contato direto com o hóspede, o hotel também pede um depósito de segurança de 1000 dólares, que serão devolvidos caso as obras não sofram depredação.

 As principais atrações são os quartos customizados por Sami Musa, Dominique Petrin e pelo próprio Bansky. Eles foram desenhados para o hóspede viver dentro de uma peça de arte.

Além do hotel em si, o espaço conta com um piano bar, um museu, uma galeria de arte com obras de artistas palestinos, uma livraria e uma loja de tinta spray.

O hotel que abriu recentemente é alvo de diferentes opiniões pelos locais. Alguns visitantes se sentem incomodados pela ideia. Talvez pelo estilo comercial e nada sutil de Bansky. Outros relacionam ao “turismo de opressão” que existe na região, que por exemplo permite turistas picharem mensagens políticas no muro por US$20.

Segundo o site oficial, o projeto não foi concebido para gerar lucro e todos os rendimentos serão reinvestidos na comunidade.

O hotel fica na Área C da Cisjordânia, o que significa que os israelitas podem visitar aquela zona – nas outras, o acesso é vedado por lei. O hotel se encontra em um bairro movimentado socialmente, com opções gastronômicas e de entretenimento por perto. A equipe do The Walled Off Hotel também foi treinada para proteger não só as obras de arte espalhadas por todos os ambientes, mas também os visitantes.

Não é a primeira vez que o artista deixa algum legado para o local. Ele já deixou algumas artes no próprio muro que separa Israel e os territórios palestinos, e nas ruas de Gaza.

                                                                     Pinturas de Bansky deixadas na Faixa de Gaza

 

 

The Walled Off Hotel
Local: Palestina
Endereço: 182 Caritas Street, Bethlehem, Palestine
Horários: galeria de arte e museu – todos os dias, das 11h às 19h30; piano bar – todos os dias, servindo comes e bebes das 11h às 22h; estadia – datas e reservas através do email reception@walledoffhotel.com ou do site oficial do hotel.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s